Conheça a proposta para rede de ciclovias suspensas em Londres

Podem ter sido há apenas algumas semanas que o prefeito de Londres, Boris Johnson, ficou pendurado nos ares da capital por problemas técnicos durante as Olimpíadas, mas o senhor Johnson pode estar pensando em voltar às alturas novamente, mas dessa vez em sua bicicleta: estão sendo considerados os planos de um arquiteto de uma rede de ciclovias elevadas entre as estações da linha principal de trens em Londres.

Foram lançadas esse mês rendições impressionantes do que seriam essas redes de ciclovias – dada o nome provisório de “SkyCycle” – assim como os primeiros detalhes do projeto.

Vídeo no final da matéria

Prefeito de Londres está cogitando os projetos do SkyCycle, envisionado pelo arquiteto Sam Martin.

O projeto foi criado para dar uma alternativa mais segura para o número cada vez maior de pessoas escolhendo ir para seus trabalhos de bicicleta

Os desenhos mostrando um túnel suspenso de vidro descoberto futurístico, que chamam a atenção pela similaridade com a “High Line” de Nova York, podem virar realidade até 2015.

Sam Martin, 43 anos, o arquiteto de exteriores que pensou na idéia com um colega dois anos atrás, disse que discussões com o prefeito e a rede de transportes estavam indo bem desde a primeira reunião em Maio e que pesquisas por locais de construção em potencial já estavam acontecendo.

Ele frisou que os planos ainda estão em seus estágios iniciais, mas que a proposta está focada principalmente em viajantes habituais, que pagariam para usar a rede com um Oyster Card – o cartão pré-pago do transporte público inglês.

Martin, diretor da Exterior Architecture, que admite que desistiu do ciclismo em Londres porque ele achou muito perigoso, acrescentou que a rede suspensa é a única opção restante para expandir o ciclismo em Londres.

A TfL estima que o número de jornadas diárias feitas por bicicleta irão triplicar, chegando a 1,5 milhões até 2020. Aonde que eles irão andar? SkyCycle é o próximo passo lógico, porque você não pode realisticamente construir mais ciclovias terrestres. Seria necessário derrubar alguns prédios e sempre haverá o problema do trânsito. Seria menos seguro do que já é agora e você não vai conseguir convencer as pessoas a subirem em suas bicicletas do jeito que está, mesmo se continuarem aumentando os impostos nos carros.

Boris adorou a idéia e a Network Rail está muito positiva sobre o assunto. Eu sinceramente acho que essa pode ser a próxima grande peça da infraestrutura de Londres e transformar a capital.

Ela tem sido comparada a High Line de Nova York, a qual eu estou familiarizado, mas a realidade é que esse é um conceito completamente diferente.

Em Nova York, ela é voltada para pedestres e primeiramente para turistas, e usam linhas de trem desusadas convertidas.

Nós estamos falando em uma nova infraestrutura para viajantes habituais que garantirá segurança e mais rapidez que o transporte público. É muito mais caro e ambicioso.

A idéia do SkyCycle tem sido comparada a High Line de Nova York (imagem acima), que utiliza velhas linhas de trem como calçadas.

 

Artigo traduzido e adaptado de : http://www.dailymail.co.uk/news/article-2198032/SkyCycle-Artists-impression-gives-stunning-vision-Boris-planned-elevated-London-bike-network.html