Software simula acústica de ambientes durante o projeto

Uma equipe das universidades de Salford e Reading, trabalhando em conjunto com a Arup e a BBC, receberam £250,000 para aprimorar softwares de modelação acústica para que se possa simular a acústica de construções por um sistema de alto-falantes especiais.

O novo programa vai resolver problemas com os softwares existentes por modelar o som como uma onda ao invés de um raio, replicando tons agudos e médios – o que exige um poder computacional muito alto para simular, assim como permitir que o projetista faça ajustes no modelo em tempo real.

Co-investigador de pesquisa Dr. Jonathan Hargreaves da Universidade Salford disse: “Essa tecnologia hoje é usada em projetos de larga escala para dar ao cliente uma ideia de como vai ser a acústica do edifício pronto. Nós sentimos que, com novos algoritmos, nós podemos melhorar a experiência dramaticamente e torná-la muito mais realista”.

“Com o tempo, nós esperamos que a redução no custo deste tipo de modelagem possibilite que ela seja aplicada em construções menores como casa e escolas, ou tenha precisão suficiente para ser utilizada para fins de planejamento urbano”.

No final do projeto de três anos, os pesquisadores esperam ter um modelo que cria uma representação precisa do som de um edifício para todos os cenários possíveis sem um aumento exorbitante dos requisitos de processamento.

Será desenvolvido também uma nova interface de hardware para ligar o sistema de alto-falantes diretamente no modelo de computador.

Artigo adaptado e traduzido de TheEngineer.co.uk.