TomDavid Architecten vence competição por Praça de Mercado Sustentável

Uma competição de design para a criação de uma nova praça de mercados em Casablanca-Marrocos, foi vencida pela dupla de arquitetura holandesa TomDavid Architecten.

A estrutura sustentável é similar a celebrada Metropol Parasol da Jurgen Mayer na Sevilha-Espanha, mas com as folhas de madeira texturizadas substituídas por toldos de concreto.

Os abrigos de formato parecido com cogumelos são inspirados pela natureza, diz TomDavid Architecten.
Suas folhas sobrepostas não apenas fornecem um refúgio livre da luz solar e da chuva, mas também cria uma plataforma ligeiramente inclinada a partir do qual a água da chuva cai, podendo ser drenada e reciclada.

A equipe continua: “As formas de concreto curvado do projeto são tanto uma homenagem à arquitetura moderna da Casablanca dos anos 50, quanto uma homenagem à beleza da forma feminina”.

O local é uma praça de mercado próximo a Medina, onde uma série de barracas enchem as ruas, reforçando a economia local.
Os mercados de Casablanca podem não ter a mesma atração para turistas como aqueles em Marraquexe e Fez, mas eles são um aspecto crucial da vida da comunidade e proporcionam uma renda consistente para os moradores de Casablanca.

Os elementos de sustentabilidade dentro do esquema vencedor assumem várias formas.
O aproveitamento de águas pluviais foi implementado para reutilizar a água em vasos sanitários, para a limpeza da praça e para as técnicas de resfriamento por evaporação. Os arquitetos também estão convencidos de que “neste caso a sustentabilidade deve ser uma jornada social”.

Eles explicam: “Esta jornada trazida pela aquisição de uma nova consciência e percepção, através da geração de novas soluções, ativando novos padrões de comportamento e, portanto, uma mudança cultural. Este processo deve ser visto como um desenvolvimento positivo sob a responsabilidade dos moradores locais para aumentar o capital econômico, social e ecológico”.

Artigo traduzido e adaptado de WorldArchitectureNews.com.