WAN Awards 2012: Charles Smith Wines

A Wines Charles Smith está localizada no centro de Walla Walla no antigo edifício da Auto Elétrica Johnson, construído em 1917.

O produtor de vinhos Charles Smith chamou a Olson Kundig Architects para projetar uma nova sala de degustação e um escritório que combinasse com o seu estilo rock and roll.

Por seu projeto inovador, ele foi um dos selecionados para competir na final do WAN Awards 2012 de Reutilização Adaptativa.

A equipe de design foi inspirada pela atitude dinâmica de Charles de criar um espaço bruto que destacasse a estética original do edifício ao mesmo tempo em que seriam inseridas peças altamente flexíveis, como uma grande unidade apelidada de “Armadillo” (Tatu).

O espaço resultante pode transformar-se de um escritório, sala de degustação e loja em um local de refeições e entretenimento. A carapaça do edifício com paredes dos tijolos, treliças de madeira e pisos de concreto originais receberam pequenas atualizações estruturais, mas fora isso ficaram intocados.

A equipe destacou a história automotiva do edifício substituindo as portas de garagem com duas portas com pivôs e manivelas customizadas que abrem completamente o espaço para a rua e formam um toldo do lado de fora.

O conceito do drive-thru foi importante para o desenvolvimento do projeto. Elementos dele, como o Armadillo, estão estacionados no espaço; outros elementos se transformam conforme o necessário, incluindo jangadas que servem de bancos, mesas de degustação que se encaixam para formar uma mesa de jantar, e um painel deslizante que funciona como tela de vídeo.

Veículos de entrega, vans ou caminhões de comida podem literalmente ser dirigidos pelo espaço. O Armadillo contém uma sala de conferências e espaço de trabalho para 14 pessoas. Painéis de aço em forma de L deslizam pelas laterais e pelo topo da estrutura abrindo para criar uma vista para a sala de degustação e deixando a luz natural de cima entrar ou fechando para dar segurança e privacidade ao local. A equipe de design colaborou com fabricantes para projetar a estrutura, bem como o mobiliário personalizado dentro dela. As peças foram fabricadas fora do local e rapidamente montadas dentro do edifício, diminuindo o tempo de construção.

Artigo traduzido e adaptado de WorldArchitectureNews.com.