WAN Awards 2012: Haus im Haus

Por uns bons 340 anos, a Câmara de Comércio de Hamburgo (Handelskammer) tem sido não só a bolsa central e centro da vida econômica da cidade, como também um lugar de grande importância social.

Situado próximo à marcos importantes da cidade, este edifício juntamente com o da Prefeitura compõem o mais antigo conjunto arquitetônico clássico sobrevivente da cidade.

Devido ao aumento no uso dos meios de comunicação e informações modernos, o espaço para novas funções tornou-se disponível na bolsa de valores, a “Börsenhalle”. Trata-se de um centro de empresas startup, consultas, exposições, salão de reuniões, e clube para sócios, convidados e visitantes estão dispostos de forma escultural. O andar mais alto permite o acesso à terraços com espaços amplos e belas vistas sobre os telhados de Hamburgo, através de um grupo de clerestórios.

Em consideração a condição estrutural do Börsenhalle e a preservação obrigatória das suas características históricas, uma nova estrutura de cinco andares foi inserido nele: uma “casa dentro de uma casa”, que compreende cerca de 1.000 metros quadrados para as novas funções. A Câmara de Comércio inicialmente queria apenas uma extensão de três andares no interior da estrutura original, mas as dimensões deste cobririam todo o hall no térreo. Os arquitetos da Behnisch Architekten propuseram uma estrutura de cinco andares com uma base muito menor, o que exploraria melhor a altura do salão.

A estrutura nova é formada por andares e planos aparentemente flutuantes que contrastam com a estrutura de pedra do salão histórico; as linhas suaves da estrutura abobadada do salão antigo e as linhas claras da nova estrutura, uma aparição brilhante construída de materiais luminosos, transparentes e refletivos, lembrando uma brilhante joia multifacetada que absorve e refrata a luz.

Elementos translúcidos de construção e lamela prateado produzem efeitos trompe-l’oeil e dimensões notáveis: impressões que brilham de repente e culminam em uma explosão de espaço, conseguido pelo uso de iluminação composta por módulos LED inseridos no teto. Elementos do salão original são incorporados como reflexões nos novos espaços, enquanto a ligação do ‘Haus im Haus’ com seus arredores mais antigos permanece oculto.

O ‘Haus im Haus’ é a primeira estrutura no mundo que foi completamente iluminada por lâmpadas LED.

Artigo traduzido e adaptado de WorldArchitectureNews.com.